sexta-feira, 5 de novembro de 2010

12 de Novembro: dia de atenção ao coração

.
12 de novembro será um dia de atenção a doença que pode acometer qualquer pessoa, mesmo as saudáveis, sem histórico de doença no coração, independentemente do sexo e idade.

 
imagem da net
No próximo dia 12/11 será comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, data promovida pela Socieadade Brasileira  Sociedade Brasileira de Arritmias - SOBRAC -  que tem como alertar a população para a doença que provoca alterações no ritmo das batidas do coração, podendo provocar a morte súbita do paciente acometido.Segundo especialistas, o coração saudável trabalha com a batida certa, isto é, uma sequência de batidas com ritmo. Quando isso não ocorre, acontecem as chamadas arritmias cardíacas.

Existem diferentes tipos de arritmias: a taquicardia (o coração bate rápido), a bradicardia (o coração bate devagar) e a fibrilação atrial (o coração bate com irregularidade e descompassada). Alguns tipos mais graves da doença podem levar à morte inesperada, instantânea e repentina. Em geral, as arritmias ocorrem em pessoas com histórico de problemas cardíacos, tais como enfarte e “coração inchado”. No entanto, é válido lembrar que qualquer pessoa está sujeita às arritmias cardíacas, mesmo pessoas saudáveis, sem histórico de doença no coração, independentemente do sexo e idade.

De acordo com especialistas, pacientes que sofrem com arritmias podem apresentar sintomas como cansaço, palpitações ou “batedeiras”, desmaios, pressão baixa, dores no peito, fraqueza e tonturas. No entanto, a doença também pode se apresentar de forma assintomática, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos. É muito importante nunca desvalorizar os sinais e sintomas e ficar atento também para o histórico familiar de morte súbita.

Na suspeita de alguma arritmia, procure ajuda de um especialista. O médico cardiologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar a doença. Depois de feito o diagnóstico alguns dos tratamentos abaixo poderá ser indicado:

  • Tratamento com remédIos;
  • Ablação por cateter(espécie de cateterismo);
  • Implante de marca-passo;
  • Implante de desfibrilador automático.
Estes tratamentos ajudam o paciente a viver melhor, com mais qualidade de vida e bem estar. Em alguns casos, é necessário combinar dois ou mais tratamentos. Pacientes que têm parentes próximos com problemas cardíacos desse tipo devem procurar um especialista antecipadamente. O tratamento e a prevenção de doenças do coração são as melhores formas de evitar as arritmias cardíacas.
.

Nenhum comentário: