segunda-feira, 14 de março de 2011

PAC - Tom

.

O Programa Ação e Cidadania - PAC é um conjunto de ações coordenadas pelo mandato do Vereador Tom Bonfim-PT, com vistas a fazer intervenções críticas e propositivas na sociedade tucuruiense.

Educação, saúde, esporte, lazer, música, produção legislativa com participação popular, conscientização com inclusão cidadã e valorização do pensamento humano são temas e conceitos constantes, que através de projetos de ação continuada poderão cumprir o objetivo central do mandato popular do Vereador Tom: intervir com criatividade no modo de fazer política.

Alguns projetos/ações do mandato:

1. “Cine Criança” – Programação quinzenal de cinema de rua tendo como público principal as crianças de Tucuruí. O vereador inicia a programação com uma breve palestra onde são abordados conceitos básicos da Constituição Federal/88 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 13 de julho de 1990) além, é claro, o conceito sócio-cultural do evento.

Junto à apresentação de um filme infantil há caracterização do espaço com a distribuição de pipoca e sorteio de brinquedos. “Quem sabe um dia este evento ganhe relevo de espaço cultural?”

2. “De Tudo um Pouco” Empreendimentos – debates sobre novas e boas ideias de negócios, incentivo ao empreendedorismo, planejamento e articulação de trabalhos.

3. “Vereador na Escola” – Participação premiada nas escolas de 5ª à 8ª série e Ensino Médio, onde os alunos serão incentivados a desenvolverem proposições legislativas. Além da valorização do pensamento jovem, esta ação cumpre o papel de provocar reflexões sobre os espaços urbanos, serviços e equipamentos públicos do Município.

4. “O povo quer, o vereador indica” – Apresentação de proposição pactuada com posterior divulgação comunitária. Resultado da manifestação de populares que elegem prioridades para sua rua ou bairro.

5. “Fora ansiedade!” – Realização de reuniões com pessoas diagnosticadas com síndrome do pânico para, no geral, abordar experiências particulares dos participantes, tendo como objetivos principais: 1º. Elaborar estratégias para a convivência com o transtorno e se compor com isso e 2º. Transmitir informações básicas e importantes aos familiares do doente.

6. “Se liga na Câmara” – Divulgação prévia do Expediente que será encaminhado ao Plenário da Câmara Municipal. Os resultados de votações e encaminhamentos das matérias serão divulgados por email, nos sites de relacionamentos em que Vereador está inscrito e, quando possível, nos demais meios de comunicação local.

7. “Eco-turismo da Melhor Idade” – Realização de passeios ecológicos pelo Lago de Tucuruí.

8. “Jovens Músicos” – Aulas de instrumentos musicais com partituras para jovens carentes. Em construção.

9. “Navegar é Preciso” – Disponibilização monitorada e grátis de internet para quem dela não tem fácil acesso. Em construção.

10. “Contos da Cidade” – Microdocumentários urbanos com breves narrativas na cidade. A ideia é retratar com espontaneidade os assuntos que influenciam e que podem modificar a vida das pessoas na comunidade em que estão inseridas. Em construção.

11. “Esporte é Saúde” – Incentivo à prática de esportes com a realização de torneios esportivos e exames básicos de saúde. Em construção.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vereador... você poderia me dizer no "que deu", aquele assunto em que se tratava da discussão sobre a (falta de) qualidade da internet em Tucuruí? Abraços.

Anônimo disse...

Vereador pare com essa frescura de PAC e comece a botar pra funcionar a CPI da saúde. Honre a bandeira vermelha que te colocou no poder. Ou será que você amarelou?

Anônimo disse...

Sr. Vereador

Sou funcionario publico municipal e ouvi dizer que o prefeito está querendo tirar o ticket alimentacao dos funcionarios.
Solicito que o Sr. nos ajude pois nossos salarios ja estao defasados e no ano passado nao tivemos aumento.

Obrigado.

Anônimo disse...

Vereador

O povo do Pará precisa de defensores. Lute também em defesa dessa causa.

O dep. Parsifal em seu blog vinculou a seguinte noticia, vincule no seu também.

26 de março de 2011
Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

defe

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas.

No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação.

Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos.

A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência.

Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados.

O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para contratar e, para que não fiquem prejudicados os demais aprovados, a prorrogação do prazo de validade do concurso.

Fonte: documento distribuído pelo “Grupo de Concursados”