terça-feira, 14 de junho de 2011

Sancler nas páginas policiais

.
ESCÂNDALO NA PREFEITURA DE TUCURUÍ.

Hoje, dia 14 de junho, dia em que faz aniversário, prefeito Sancler Ferreira (PPS) aparece na coluna POLICIAL de O LIBERAL - o principal jornal paraense.

Foto: Blog do Professor Guto
"SUSPENSÃO

Sancler Ferreira pode perder os direitos políticos por cinco anos

O Ministério Público do Estado (MPE) do Pará ajuizou Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira (PPS). Na ação, entre outras penalidades, o MPE pede a perda da função pública (mandato), bem como a suspensão dos direitos políticos dele pelo prazo de três a cinco anos e multa. A ação do MPE foi motivada inicialmente por denúncias de cinco vereadores: Jones William (PT), Antonio Alberto Braga (PT), Tom Bonfim (PT), Edileuza Meireles (PSC) e Antonio Carlos de Souza (PTB). O MPE pede a condenação do prefeito por prática de ato de improbidade administrativa. Além da perda de função pública, se condenado, o prefeito pode ficar proibido de ser contratado em qualquer das esferas do Poder Público e de receber benefícios ou incentivos fiscais, bem como créditos direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

A ação foi ajuizada porque o gestor não cumpriu a determinação do próprio MP, que determinou que a prefeitura abrisse para consulta pública todas as contas referentes aos anos de 2008 a 2010. "A prefeitura nunca disponibilizou a prestação de contas à Câmara de Tucuruí, nem tampouco encaminhou cópias do relatório resumido da Execução Orçamentária", aponta o documento, assinado pelos promotores de Justiça de Tucuruí, Isaac Sacramento da Silva e Renato Belini.

Conforme o documento, as investigações demonstram que a administração do prefeito Sancler Ferreira tem desrespeitado totalmente os princípios da transparência pública, desobedecendo a inúmeras regras constitucionais, "fechando-se numa verdadeira caixa preta". O MPE também deve notificar a Câmara de Vereadores de Tucuruí exigindo a prestação de contas dos anos de 2008 a 2010.

A exemplo do prefeito, o então presidente da Câmara, Francisco Alves Ribeiro, nunca prestou contas aos vereadores sobre os gastos da CMT, o que levou os vereadores da oposição a acionar o MP, exigindo a prestação de contas. No ano passado, cinco dos 10 vereadores de Tucuruí protocolaram junto ao Ministério Público Estadual uma representação contra o prefeito Sancler Ferreira e o vereador Chico Enfermeiro, por não terem prestado contas relativas ao exercício de 2009 e 1º quadrimestre de 2010. A situação também foi denunciada junto à Procuradoria Geral do MPE, ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), ao Conselho Nacional do Ministério Público e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Ministério Público recomendou em outubro do ano passado o cumprimento da Lei de Transparência, deixando aberta para consulta popular todas as contas da Prefeitura de Tucuruí, conforme a Constituição Federal do Brasil e a Lei de Responsabilidade Fiscal."

Fonte original: O LIBERAL
.

11 comentários:

Ricardo Oliveira Ferreira disse...

É justiça seja feita enquanto o prefeito gasta o dinheiro do municipio na capital com um belo apartamento o caus está por toda cidade , ele fica enganando o povo com pequenas maquiagens pintando meios fios e bancos a justiça tem uma venda nos olhos mais não é cega!!!ah parabéns aos 5 vereadores que tiveram coragem de denunciar e o repudio aos outros 5 medrosos e comprometidos com o prefeito.

Amiga de Tucuruí! disse...

Nossa o aniversário foi dele e o presente quem ganhou foi a gente rsrsrs!!!

Anônimo disse...

Até que enfim o MP e o Tribunal de Justiça abandonaram o estado letárgico em que se encontravam.
Este dia 14 foi um dos mais felizes da minha vida.
Parabéns aos vereadores que se empenharam em cobrar justiça.

Vale pensar... disse...

É interessante como a memória das pessoas é volátil. Esquecer q esta cidade há tantas décadas tem sofrido com saques de toda natureza aos órgãos públicos. Que pessoas inescrupulosas acabaram com órgãos de assistência, desprezaram ruas, prédios públicos, além de obras más ou não acabadas, saúde, a tão usada segurança pública..., educação preocupada com os índices tendo como lema “agente finge q ensina e aluno finge q aprende”, etc... O PT deveria "lembrar" daquele q já não é mais de direito, mas certamente qdo presidente assumiu o ônus dos anos de anomia e usurpação pública, mesmo tendo seu antecessor iniciado muitas ações benéficas. Bem, ocorre que muitos escândalos e muitas críticas o novo “Pai dos pobres” sofreu e ainda sofre, mesmo com tantos feitos benéficos aos necessitados. Certo é q não dá pra mudar da noite para o dia, principalmente qdo existe gente puxando o freio de mão, sabendo q governabilidade - q o diga Sir Lula - nesse sistema tem um preço. Não são inválidas as reinvindicações, estas são necessárias às mudanças, porém mover ações dessa natureza é pura hipocrisia. Que justiça é essa? Qdo se move ações contra o próprio povo, dado q desde o princípio intenta-se afastar aquele que o povo quis por maioria, mesmo contra a máquina do Estado e demais "aliados". Não há maquiagem, mas tão somente a existência de uma cidade q de tanto ser massacrada exige tratamento amplo com fulcro no compromisso com os mais necessitados, coisa q ninguém percebe qdo se volta ao egoísmo. Por fim, é pacífico o entendimento de que algumas coisas precisam de atenção especial, mas pelo q já fora dito, não terá solução rápida (o freio de mão). Esta cidade precisa de agentes públicos q promovam mudanças com escopo em projetos de desenvolvimento sustentável, q atraiam capital humano empreendedor e deem vida ao comércio, gere renda e motive o consumo. Faltam ações políticas fiéis ao povo, falta compromisso, falta atividade, só não falta egoísmo. O jogo ainda é o interesse em ocupar... É patético, mas é verdade. :( | :)

Tom Bonfim disse...

Gosto do debate público, daquele de verbos ouvidos ou de reconhecida autoria... recorrente, observo o anonimato virtual e esse carece reparo.

Memória volátil?
De quem se fala?
Não estamos, nem vivemos em sociedade perfeita, ideal. A realidade é dolorida, comove e repele argumentos de toda ordem.
Se o autor central do vosso contra-argumento é o prefeito tucuruiense. Reflitamos, pois:
A natureza dos saques alhures cessaram?
Onde está a prova disso?
Por que se esconde o que deve ser público?
Se a gestão de Sancler é eficiente, qual o motivo de guardá-la em caixa preta?
Certamente, meu caro, as respostas fantasiosas estão nas consciências do prefeito e dos aliados do mesmo. O que sei, sabem também os não iludidos: as outras respostas estão em forma de papel e tinta, são imperiosas e desconstruirão argumentos apaixonados, portanto, precisam ser mostradas.

# os mais necessitados de Tucuruí agradecerão a mão pesada da justiça.

Anônimo disse...

Como sempre os vereadores de Tucuruí só pensam em si próprios. Veja bem, a saúde está caótica nos postos de saúde, no Hospital Regional e na inexistência do Hospital Municipal.

Os casos de falta de médicos em postos de saúde, epidemia de dengue e outras doenças são alarmantes, mas o prefeito não está nem aí, pois agora só pensa em futebol, chegando a pintar todo o estádio municipal de um amarelo ridículo, protagonizando um ilegal festival de autopromoção, conforme demonstra o horrível outdoor estampado no referido estádio.

A situação fala que o prefeito não está atendendo aos seus requerimentos, mas esses requerimentos devem ser em sua maioria para pintar meio fio inexistente, tapar alguns pequenos buracos em algumas ruas ou grandes buracos em suas contas particulares, e outras coisas sem nenhum sentido, com a maioria dos vereadores sempre lutando por seus direitos pessoais ou tentando denegrir uns aos outros no plenário da câmara municipal e no final são todos farinha do mesmo saco.

Se não existe dinheiro para a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ETC., eu pergunto:

1) Com quanto, como e com que dinheiro a prefeitura está patrocinando o Independente do Deley Futebol Clube?

2) Quando foi votado na Câmara Municipal o CONVÊNIO que autoriza a Prefeitura patrocinar o Independente do Deley Futebol Clube?

Tom Bonfim disse...

Anônimo 17 de junho de 2011 08:27 concordo com 99% do seu texto.

Tom Bonfim disse...

O outro anônimo ou anônima que fez várias acusações poderá nos procurar na Câmara Municipal para, querendo, formalizar suas denúncias.
Quanto ao que o vereador Jones William disse, segundo o texto, assino em baixo. Pessoalmente PROVO o porquê.

Anônimo disse...

MODERADO o anônimo 18:41
"o sancler e muito e um XXXXX...foi qrer caça o prefeito de novo repartimento agora tomo no dle.... sua ksa vai cair sancler se prepara ..."

Anônimo disse...

Agora que já passou a eleição da ASERT, que o galo de dependente Independente do Deley já é campeão do atualmente valoroso futebol paraense, que o Bin Laden já era, que o Lula quer mandar mais que a Dilma, que o PMDB continua querendo mais cargos, está na hora de começarmos a pensar TUCURUÍ. Tem muita coisa podre acontecendo, ainda mais agora que

Delcio Almeida disse...

Parabéns Tom pelo exclente trabalho frente ao poder legislativo continue assim trabalhando a favor do nosso povo e contra esses politicos medíocres, abraços do seu amigo.