quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Internet em Tucuruí e a aflição no plano virtual

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Você vai ao açougue e paga por 1 (um) quilo de carne...
Ocorre que o açougueiro lhe entregou apenas 900 (novecentos) gramas. O que ele fez com você?

Costumeiramente sou “convidado” por usuários dos serviços de internet, prestados por provedores locais, para liderar um movimento pela regularização e justeza deste serviço em Tucuruí. Ocorre que todos padecemos do serviço ruim e irregular dos provedores, locais ou não, que pela ausência do Poder Público local não são “motivados” a levar em consideração o direito e a satisfação dos consumidores deste serviço.

Há muitos reclamos: não há contrato oficial entre as partes; o serviço é caro; o sinal é baixo e lento; nunca se recebe o que se compra em Mbps; os donos das empresas centralizam as decisões e a manutenção quase sempre é ineficaz; que é uma vergonha para Tucuruí; etc. Enfim, bate o desespero e se tem a impressão de que não há a quem recorrer.

Se o problema é coletivo, coletivamente encontraremos as soluções. Assim sendo, propomos debates nos seguintes termos prévios:

Tema: Primeiro debate público sobre os serviços de internet em Tucuruí
Público: Internautas em geral, ACIT, CMT, PMT, OAB e Ministério Público (a formalizar convites)
Objetivos:
1. Mobilizar atores
2. Brainstorming
3. Sistematização das ideias
4. Organização do grupo de trabalho e formulação de ações
Data: Dia 17 de Janeiro de 2011 (segunda-feira)
Horário: 18 horas
Locais propostos: Plenário da CMT ou Auditório da ACIT ou SINTEPP ou UEPA

• PRAZO PARA DEFINIÇÃO DOS TERMOS: 05 de Janeiro de 2011

Contatos:
(94) 8111-2326 / 8132-5074 / 9144-2529

Divulgue e Participe!

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Atualizado em 13/01/11, às 10:37 horas

A pedidos de populares e ainda devido ao recesso de alguns órgãos públicos e férias de outros atores importantes na participação dos debates e na formulação de ações estratégicas, resolvemos adiar o proposto DP.
Não estaremos passivos, contudo, adiante e com mais amadurecimento sobre o tema, divulgaremos novo calendário. Pelo qual, antecipadamente aguardamos compreensão.
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5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, nobre vereador... só uma pequena correção, aqui em nossa cidade a palavra Mbps é algo que não existe em termos de planos de internet, pois estamos 'tão evoluídos' que os provedores nos vendem planos com Kbps que como já citado na matéria, eles não cumprem.
Hoje a internet ofereceda pelos provedores de nossa cidade, é como se fosse uma caridade para probres coitados, pois além de não ter um serviço de qualidade ela ainda é recheada de bloqueios e limitaçoes, dependendo do provedor. Também aproveito para parabenizar pela atitude tomada, pois há tempos Tucuruí clama por melhorias nesse setor, onde só reinam 'os grandes homens'. Sempre que der poste mais informações à respeito, terei muito prazer em participar. Abraços.

Eduardo disse...

Senhor Vereador,

Sou representante de uma das empresas responsáveis pela prestação de serviço de acesso à Internet na cidade. Achei muito importante a iniciativa de V.Sa. em chamar a população para debater o assunto. Todos concordamos que ainda precisamos evoluir na melhoria dos serviços de acesso à Internet na cidade, porém devemos também reconhecer os avanços conseguidos em 2010.

Senti falta, no item "Público", das empresas prestadoras do serviço. Achei exagerada a pergunta que ficou no ar no início do artigo: "O que ele fez com você?".

Normalmente somos tendenciosos a encarar as coisas apenas pelo nosso próprio ponto de vista, sem nos preocuparmos em como as coisas são na realidade.

Deixe-me usar o mesmo exemplo do açougue para explicar: Vamos supor que o açougueiro compre um quilo de carne por R$ 5,00 e o revenda a R$ 7,00. Ele está conseguindo uma margem de lucro bruta de R$ 2,00, de onde ainda vai descontar impostos, despesas com funcionários, aluguéis, etc. Ocorre que se o preço de custo da carne fosse de R$ 60,00, então ele teria que vendê-la por pelo menos R$ 62,00, mas ainda sim teria que entregar exatamente 1 Kg de carne.

Agora veja o exemplo de uma locadora de vídeos: A locadora compra um DVD por R$ 100,00 e coloca a disposição dos clientes por um valor de R$ 3,00/dia. A vantagem para o cliente é que ele vai poder assistir ao filme sem ter que pagar R$ 100,00 para ter o DVD. Mas existe uma desvantagem: se o filme for muito procurado, o cliente vai ter que esperar mais para conseguir alugá-lo, mas continuará sujeito a pagar apenas R$ 3,00/dia. Veja que não existe nesse caso a garantia de que o cliente vai poder levar o DVD no momento que quiser.

Em nosso ramo não "vendemos carne", "alugamos DVDs". Ou seja, compramos o "link" por um preço MUITO ALTO e o revendemos por PREÇOS ACESSÍVEIS. É claro que nos momentos de maior procura pelo nosso serviço, notoriamente entre 10h e 12h e entre 16h e 18h o desempenho vai estar comprometido.

Tentei ser breve nos comentários. O assunto é mais complexo que isso e envolve outras questões.

Volto a frisar que sua iniciativa em debater o assunto é muito importante e me coloco a disposição para tentar ajudar.


Eduardo A. F. Medeiros

Tom Bonfim disse...

Caro Eduardo;
O debate não deve propor a identificação de um foco e culpados, sim ampliar o debate quanto às limitações tecnológicas a que O MUNICÍPIO está submetido; mas neste debate devemos identificar e atribuir responsabilidades. A Administração Pública Municipal parece eximir-se da responsabilidade, pois não regula e não regulamenta esta prestação de serviço, portanto, não impõe regramento capaz de corrigir as distorções existentes e é desarticulada em prover e captar atenção e recursos externos para investimento no acesso à internet local.
Reconheço o esforço da iniciativa privada, mas questões simples nas relações comerciais poderiam estar melhores, pois são relações como outra qualquer.

Enviaremos o convite.

Vereadora Edileuza disse...

Que o Natal seja um símbolo de amor e paz no coração de todo mundo!!! Um Feliz Natal repleto de harmonia e um venturoso Ano Novo para voce, sua família e sua equipe. Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Uma coisa que eu sugiro desde já aos provedores, é o seguinte: pagar somente pelos momentos em que o serviço for prestado, assim como funciona com as operadoras de tv por assinatura, passou de 30 min. sem serviço, há um abatimento no valor da mensalidade.
Pois ja fiquei vários dias por mês sem o serviço e quando é pra pagar a mensalidade, vem o preço integral.
Pois dúvido muito que quando os provedores ficam sem o link, eles pagam mesmo sem ter o serviço a sua disposição.