quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Remédio mais barato em Tucuruí

.
Como prometido estaremos, doravante, divulgando o Programa Farmácia Popular do Brasil aos leitores, parentes dos leitores, amigos ou conhecidos dos leitores do blog. Isso mesmo! É uma questão de divulgação.

Histórico

Em junho de 2004, o Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de Sistema de Copagamento ou “Aqui tem Farmácia Popular”.

Entendendo o PFPB

O Programa atua sobre dois eixos de ação: as UNIDADES PRÓPRIAS, em funcionamento desde junho de 2004, que são desenvolvidas em parceria com Municípios e Estados e o SISTEMA DE COPAGAMENTO, lançado em março de 2006, desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas.

As UNIDADES PRÓPRIAS são operacionalizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena a estruturação das unidades e executa a compra dos medicamentos, o abastecimento das unidades e a capacitação dos profissionais. Contam, atualmente, com um elenco de 108 medicamentos, inclusive o preservativo masculino, os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor comparando-se com farmácias e drogarias privadas. A única condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de receita médica ou odontológica.

Já no SISTEMA DE COPAGAMENTO, o Governo Federal paga uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão paga o restante. O valor pago pelo Governo é fixo e equivale a 90% do Valor de Referência. Por esse motivo, o cidadão pode pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com a marca e o preço praticado pelo estabelecimento. Para ter acesso a essa economia, basta que a pessoa procure uma drogaria com a marca “Aqui tem Farmácia Popular” e apresente a receita médica acompanhada do seu CPF e documento com foto. Atualmente, o Sistema de Copagamento está trabalhando com medicamentos para hipertensão, diabetes, colesterol, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Atenção!

No período de 15 de abril de 2010 a 15 de março de 2011, o medicamento Fosfato de Oseltamivir está incluído na lista oficial tanto da REDE PRÓPRIA quanto do SISTEMA DE COPAGAMENTO, para o combate à Influenza A (H1N1), a tal gripe suína.

Onde encontrar em Tucuruí

Unidade Própria:

1. Na Rua Santo Antonio, s/nº, Bairro da Jaqueira, na antiga Cobal – Farmácia Popular do Brasil

Sistema de Copagamento:

1. Na Av. Lauro Sodré, 676, Centro, em frente ao Shopping Tucuruí – Farmácia do Trabalhador

2. Na Av. Lauro Sodré, s/nº, Centro, em frente ao Shopping Tucuruí – Extra Farma

3. Na Av. Lauro Sodré, s/nº, Centro, em frente à Caixa Econômica – Farmácia do Trabalhador

Alcance social

Com esta iniciativa nosso Mandato cumpre mais um serviço de utilidade pública, mas é fundamental o engajamento de mais pessoas no processo de divulgação do Programa aqui em Tucuruí. Abaixo disponibilizamos relações de medicamentos por eixos de ação e preços.

Unidade Própria (1): [aqui]

Sistema de Copagamento (3): [aqui]
.

8 comentários:

Riba Tuc disse...

Não fazia nem ideia dos preços e locais. bem bolado. parabésn

Anônimo disse...

Tom e o povo da vila não tem direito?

Anônimo disse...

Vereador Tom, falando em saúde como estão as coisas? vai sair mesmo a CPI da saude??? acredito que se isto acontecer mesmo vai moralizar as coisas nesta cidade...espero que voces não desanimem.

Tom Bonfim disse...

Sim. CPI em breve!
Desânimo... só com o meu Mengão.
Volte sempre!

Tom Bonfim disse...

Ao anônimo 25 de novembro de 2010 05:02;
Os moradores da Vila Permanente também têm direito sim, claro, de acessar remédios mais baratos. Ocorre que na Vila temos três farmácias, mas seus proprietários não aderiram ao Sistema de Copagamento, cujo procedimento não são obrigados. A saída seria a instalação de uma Unidade Própria, o que poderia levar a uma saturação do comércio local [Vila], mas isso depende do Executivo Municipal solicitar mais uma parceria.
Obrigado. Volte sempre!

Anônimo disse...

Vereador Tom vc deve saber que o nosso 192 é uma piada q nao existe, nunca tem ambulancia pra atender, e sempre eles comentam q so existe uma ambulancia em tucurui, o q aconteceu com o restante je ja existiu ate desfile 7 de setembro exibindo 10 ambulancias so a Dep Anne Pontes trouxe 4 ambulancias e o q foi feito com o restante? sera q os veriadores nunca ligaram pra ver isso q o atendimento da saude ja comeca errado pelas ambulancias e outra coisa se estamos ganhando um predio do SAMU pra que? se nao temos ambulancia pra atender ninguem do q adianta o predio?

Anônimo disse...

Parabéns Vereador Tom pela iniciativa de divulgar tão importante serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Porem para ter o benefício é preciso de receita, aí que pega, é difícil encontrar médico no sistema público para dar a receita e ainda tem médico que faz questão de receitar remédios que não tem no sistema.

Vou exemplificar: o Doutor Rui Sancler não receita nenhum remédio que tenha no posto para ser distribuído gratuitamente ou de alguma das farmácias populares.
Não entendo o motivo, custa acreditar que o conhecido doutor teria algum acordo com as farmácias comerciais.

Tom Bonfim disse...

Ao anônimo 28 de novembro de 2010 10:38;
Esta foi mais uma excelente obra do presidente Lula, porém como disse depende, o sucesso, de ampla divulgação. A melhor saída para o cidadão é a informação - não tem jeito -.
Creio que com a disponibilização [aqui] das listas de medicamentos, preços e os locais de venda, as pessoas poderão ficar mais atentas e se defender do cartel [que existe em Tucuruí] de receitas médicas. Um dos objetivos do post foi esse. O paciente leva sua relação e discute uma alternativa medicativa com o seu médico.
As farmácias conveniadas não dispõem de formulários para uma divulgação mais ampla.
Da nossa parte, em 2011, daremos continuidade com trabalhos nas escolas.
Parabéns pela mensagem. Volte sempre!