terça-feira, 27 de abril de 2010

Urgência e Emergência dos hospitais de Tucuruí


AGORA É LEI!

Na Sessão Ordinária de ontem, dia 26/04/10, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o PL nº 001/2010, de autoria do vereador Tom Bonfim que dispõe sobre normas para funcionamento das Urgências e Emergências nos hospitais públicos e privados, conveniados ou não com o SUS, no âmbito do Município de Tucuruí.
O Projeto, que agora segue para a sanção do prefeito, tem como alvo principal o fim do plantão em regime de sobreaviso (plantão à distância) nos hospitais da cidade. Para saber mais acesse aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Veja vereador o município já esta construindo a ( UPA) ,unidade de ponto atendimento
É recurso federal,aprovado pela a CIB,teria que ser no ponto estratégico,POIS NO HOSPITAL Municipal já tem um atendimento de urgências,e só da melhor qualidade, é regionalizado,veja a portaria n°2,547 de 28 de outubro de 2009 e veja o valor do incentivo no art4° da portaria 1020GM de 13 de maio de 2009, veja também o SAMU e regionalizado pois o município não tem a população para um SAMU só do município. Você é um vereador, por ser questionada a implantação em outro local para da mais qualidade de atendimento a população. Veja essa matéria.

A equipe do Ministério da Saúde (MS), que esteve ontem (27) em Marabá, apontou como positivos os investimentos feitos para melhorar a área de saúde no município. A equipe esteve na cidade para discutir com representantes do setor de saúde municipal e do 11º Centro Regional de Saúde (CRS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) sobre a regionalização do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o processo de implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na região.

A equipe também visitou o terreno destinado à construção da UPA em Marabá, localizado no bairro Laranjeiras. Os técnicos do MS gostaram do terreno, mas fizeram ressalvas quanto ao acesso no local. É que as UPAs devem sempre ser construídas em locais de acesso fácil às ambulâncias de resgate.

Antes de ir ao terreno do bairro Laranjeiras, a equipe visitou um terreno localizado ao lado da sede do Dnit, na rodovia Transamazônica, considerada ideal, pela facilidade de acesso. O prefeito em exercício, Nagilson Rodrigues Amoury, que acompanhou a equipe na visita ao terreno destinado à UPA, justificou que a área da Transamazônica realmente reúne todas as condições para a unidade de saúde, mas o processo para adquiri-la pode ser longo.

Ele explicou que às margens dos principais corredores de tráfego da cidade já não existem mais terrenos grandes e os que existem geralmente estão em litígio, sendo “complicado” adquiri-los. Por conta disso, ele pediu aos técnicos que deem andamento ao processo e disse que o município vai tentar outro terreno.

Regionalização do Samu

Em reunião que durou mais de quatro horas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do MS, formada por Luciana Nunes, consultora da coordenação-geral da UPA; e Leandro Coutinho, consultor do Centro de Urgência, assim como o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Paulo Campos, apresentaram as exigências para fazer a regionalização do Samu, implantação de UPAs e Salas de Estabilizações. Também fizeram a apresentação da programação do MS nesse sentido, que está sendo discutida em todo o Estado.

Na programação, o sudeste do Pará foi dividido em cinco macrorregiões: BR-222; Itacaiúnas; Lago e Tucuruí, Serra das Andorinhas e Serra dos Carajás. A região da BR-222 compreende os municípios de Dom Eliseu, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins.

Nessa região está prevista uma Unidade de Saúde Básica (USB) de resgate, em Dom Eliseu; sala de estabilização em Abel Figueiredo; e uma USB, uma Unidade de Saúde Avançada (USA) de resgate e uma UPA em Rondon do Pará, que será o centro de referência da BR-222.

A região do Itacaiúnas é constituída por Marabá, Itupiranga, Jacundá e Nova Ipixuna. Itupiranga ganha uma USB e uma SE; Jacundá uma UPA I; e Marabá, que será o centro de referência, uma UPA III e mais uma USB e uma USA, assim como passa a contar com a parceria com Corpo de Bombeiros, que tem uma ambulância de resgate. O Samu já conta com duas USB e uma USA.

Para o Lago de Tucuruí, formado pelos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia e Novo Repartimento, estão previstas três UPAs. Será uma em Tucuruí, que será o centro regional (já conta com um Hospital Regional) e que vai ganhar também uma ambulância USB e USA; uma em Novo Repartimento, que ganha uma USB e uma ambulancha; e outra em Breu Branco, que ganha ainda uma USB. Para Goianésia está previsto uma USB, uma ambulancha e uma SE.

Anônimo disse...

que faz o conselho de saúde

Tom Bonfim disse...

Reuniões Ordinárias do Conselho Mul. de Saúde: última quarta-feira de todo santo mês. A sede do CMS fica próximo ao Poliesportivo.
Quando dá, na condição de Presidente da Comissão de Saúde da CMT, participo!
Dando procê mano, vai lá! Mas vai preparado para o debate.